CRAS realiza confraternização para as Famílias do Programa de Atenção Integral

Com o objetivo de confraternizar e apresentar o retorno das ações, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Palmeira, realizou na tarde desta quinta-feira (9), um evento para as famílias do Programa de Atenção Integral (PAIF). Conforme explica a secretária de assistência social, Adalci Salete Pereira, o evento realizado no salão da igreja matriz, tem como objetivo proporcionar uma confraternização de encerramento de ano com as famílias que são atendidas pelo programa. “Estamos retornando com o trabalho de forma presencial com essas famílias, devido a pandemia tivemos que restringir as ações coletivas durante dois anos.  A expectativa para o ano que vem é que nossas ações voltem ao normal, tanto o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), quanto o atendimento das famílias PAIF.”, ressalta a secretária.  A ideia principal do PAIF é ofertar ações socioassistenciais de  prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de  vulnerabilidade social, assim prevenindo  o rompimento dos vínculos familiares e a  violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e  comunitária. “Esse programa vai até as famílias e faz uma escuta qualificada, facilitando o acesso aos direitos, também a promoção ao acesso ao trabalho e melhora a qualidade de vida dessas famílias. É um suporte que essas famílias recebem por meio do CRAS”, conclui Adalci.

A confraternização contou com a presença de aproximadamente 15 famílias do centro e localidades do interior que fazem parte do programa. Segundo a Psicóloga do CRAS, Francine Manfroi de Barros, ao longo do ano foram atendidas 27 famílias. “Atualmente são 19 famílias agora, é um número relativo, pois o atendimento é conforme a necessidade. Atendemos 35 crianças e adolescentes por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Encerramos o ano com 450 atendimentos.  As expectativas para o ano que vem são boas, voltaremos com os atendimento a domicílio e vamos realizar mais ações”, comenta Francine Manfroi.

O evento contou com a presença da prefeita, Fernanda Córdova, o presidente da câmara de vereadores, Alcione Pereira da Cruz, a secretária de assistência social, Adalci Salete Pereira,  também toda a equipe da assistência social dentre outras autoridades responsáveis pelo setor público.