Celesc anuncia investimento de R$ 700 mil em Palmeira

Garantir maior qualidade no fornecimento de energia elétrica ao município de Palmeira, criando alternativa na rede de transmissão, através de uma ligação com a rede de transmissão que leva energia a município de Lages. Esse é o objetivo da Centrais Elétricas de Santa Catarina, a Celesc, que anunciou a realização do investimento na última semana, através de ofício enviado ao gabinete da prefeita Fernanda Cordova.

O pedido havia sido realizado pela própria prefeita, alegando que, atualmente, Palmeira depende de apenas uma fonte de transmissão. “Hoje nós dependemos apenas de Otacílio Costa para recebermos energia elétrica. Quando a energia acaba por lá ficamos sem luz aqui também”, explicou a prefeita.

De acordo com o administrador regional da Celesc, José Afonso Marin, o investimento é uma conquista importante para o município, que passará a ter maior autonomia energética. Ele explicou, em reunião com a prefeita do município, o funcionamento do novo sistema. “O investimento, na ordem de R$ 700 mil, consiste em criar uma ligação entre a rede de transmissão da Palmeira com a rede de transmissão de Lages. Com isso, se acontecer alguma coisa em Otacílio Costa que cause interrupção no sistema a ponto de acabar a luz, o sistema, automaticamente, passa a receber energia de Lages”, explicou.

Marin confirmou, ainda, que as obras deverão ser realizadas ao longo do ano de 2018, conforme o cronograma de investimentos da companhia. Para a prefeita, mais uma conquista importante, que vai melhorar ainda mais a infraestrutura do município. “É mais um passo no sentido de promover maior desenvolvimento à cidade, já que isso gera impacto até mesmo em investimentos futuros e na chegada de novas empresas, que poderão contar com energia elétrica de qualidade e estável para suas operações”, comemorou.

Convênio para execução de obras de saneamento básico foi prorrogado

Não é só da Celesc que a prefeita recebeu boas notícias neste início de 2018. A Fundação Nacional de Saúde informou que o convênio que garante recursos na ordem de R$ 1,5 milhão de reais para instalação de redes de esgoto na sede do município foi prorrogado até o final de 2019.

Isso significa que o município terá mais tempo para planejar e executar a obra, que está em fase de elaboração de projeto pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, através de parceria com o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense.

“Agora é pedir agilidade na preparação do projeto para realizarmos as ações com maior planejamento e cuidado. Vai ser mais uma obra de infraestrutura com impacto positivo na vida das pessoas e na economia do município”, argumentou a prefeita Fernanda Cordova, ressaltando dados estatísticos sobre investimentos em Saneamento Básico. “Para cada real investido em saneamento economizamos quatro reais em saúde”, finalizou.