Palmeira recebe visita do Secretário de Estado da Agricultura

O município de Palmeira recebeu, na manhã desta sexta-feira, 09, a visita do Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton da Silva, que esteve na cidade para acompanhar o plantio de trigo na propriedade da família Fiabane, na localidade de Barreiros, no interior de Palmeira, oriundo do programa de incentivo ao cultivo de cereais de inverno, da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

A anfitriã do encontro, a Prefeita Fernanda Cordova, ressaltou a importância da visita do Secretário e aproveitou para entregar um ofício, solicitando apoio da Secretaria de Agricultura e da Pesca com relação à estadualização e pavimentação do trecho de 27km da SC-284, que liga os municípios de Correia Pinto e Palmeira.

Ela pontuou, em conversa com o Secretário, a importância estratégica do trecho para o escoamento da produção, não apenas dos agricultores, mas também de empresas que utilizam a via. “O projeto está sendo atualizado pela Klabin, que é parceira do município neste projeto, o que já adianta um dos principais trâmites neste tipo de processo. A estadualização e pavimentação do trecho será uma vitória para as indústrias e empresas de nossa região, para as famílias e vai gerar mais integração em nossa região”, afirmou.

O Programa

O Programa de incentivo ao cultivo de cereais de inverno, do Governo de Estado, vem sendo executado pela Epagri, em parceria com agroindústrias do Estado, com o objetivo de reduzir a dependência de milho e os custos de produção, além de trazer mais uma alternativa de renda para os agricultores e mais competitividade para a cadeia produtiva de carnes.

Uma das principais parceiras da Secretaria, a Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí, a Cravil, organizou a solenidade de recepção ao Secretário de Estado. O presidente da cooperativa, Harry Dorow, ressaltou a importância da medida para o produtor. “A Cravil começou esse trabalho há três anos e agora ele foi reforçado com o programa da Secretaria da Agricultura, e nosso associado resolveu fazer o plantio do trigo para fazer a cobertura de solo e ter uma renda extra para o verão, o que é muito importante para o produtor”, afirmou.

Além do Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Altair da Silva e da prefeita Fernanda Cordova, acompanharam a ação o vice-prefeito Sandro Masselai, a vereadora Simone Silveira, o presidente da Cravil, Harry Dorow, a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, além de membros do corpo técnico da Epagri e da Cravil.