Novo Telecentro vai proporcionar inclusão digital à comunidade em Palmeira

As novas instalações do Centro do Conhecimento Espaço do Saber, antigo Telecentro, já estão à disposição da população do município de Palmeira. O local foi revitalizado, novos computadores foram adquiridos pela prefeitura, através da Secretaria de Educação, e a meta é levar inclusão digital para a população palmeirense.

De acordo com informações da Secretária de Educação, Alexandra Masselai, além da aquisição de novos computadores e da recuperação e modernização de alguns dos antigos, foi feito um investimento de aproximadamente R$ 20 mil na revitalização do espaço, que vai atender a população para utilização das máquinas para acesso à internet e proporcionar acesso a pequenos serviços de impressão, além de atender os alunos das redes municipal e estadual de ensino. “Queremos oferecer à nossa comunidade um espaço democrático para disseminar conhecimento. Além do mundo virtual, temos também o mundo da literatura, que pode ser explorado por todos”, apontou Alexandra.

Além dos computadores, o Espaço também conta com considerável acervo de livros e espaço dedicado à leitura, no próprio ambiente. O espaço também poderá servir para o treinamento dos servidores da prefeitura e para inserir, cada vez mais, o palmeirense no mundo digital. Já está programado, para a segunda quinzena de agosto, o início das aulas de informática básica para estudantes das redes estadual e municipal de ensino.

“O mundo está se modernizando e precisamos acompanhar essa evolução. O Espaço do Saber é um local onde os palmeirenses podem buscar esse acompanhamento, aprendendo a lidar com as novas tecnologias. É mais um incentivo para nossa população”, comemorou a prefeita Fernanda Cordova.

Projetos proporcionam atividades extracurriculares para alunos

Além do novo Centro do Conhecimento, a Secretaria de educação desenvolve projetos extracurriculares que auxiliam no desenvolvimento dos alunos das redes municipal e estadual de ensino do município.

É o caso dos projetos de dança e das escolinhas de futsal e vôlei, que atendem, atualmente, 140 crianças, sempre no contraturno das atividades escolares. As atividades da escolinha de futsal e vôlei acontecem sempre nas terças-feiras, de 8h às 19h, e nos outros dias das 17h às 20h. Já as aulas de dança acontecem todos os dias das 17h às 18h na escola municipal Antonieta Farias de Souza.