Epagri realizou dia de campo com Produtores Rurais em Palmeira

Apresentar aos produtores rurais as vantagens da adoção do sistema silvopastoril com bracatinga em suas respectivas propriedades. Este foi o objetivo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) de Santa Catarina, que realizou, na quarta-feira, 20, com apoio da Prefeitura de Palmeira, um treinamento para os produtores.

O evento foi realizado na propriedade da produtora Aline Longo, que há possui o sistema implantado, demonstrando várias vantagens na produção. “A bracatinga é uma espécie de árvore nativa com excelente potencial a ser explorado”, explicou o  Engenheiro Agrônomo Clayrton Silveira, da Epagri de Palmeira.

Ele cita as principais vantagens do sistema, que já está em funcionamento no município desde 2012. “Sombra e conforto animal, redução do risco de geada, aumento da umidade do solo, favorecendo a produção de forragem, dentre outros”, aponta.

Após as palestras técnicas o grupo de produtores visitou a propriedade ver, na prática, o manejo de pastagens com piqueteamento e métodos de implantação por sobressemeadura, que tem tido sucesso, nos últimos dois anos, na propriedade.

O evento contou com a participação da Prefeita Fernanda Córdova, que falou sobre a importância de ações como esta para os produtores. “É uma forma de aumentar a renda e, ao mesmo tempo, preservar o Meio Ambiente. Queremos melhorar nossa cadeia produtiva o máximo possível, a fim de qualificar cada vez mais nosso produto e nossos produtores”, afirmou.

No fim do evento foi realizada a distribuição de várias mudas, doadas pela Ong Apremavi, para os produtores. Dentre elas, a bragatinga.