Palmeira terá audiência pública para tratar sobre qualidade da água

Uma audiência pública está marcada para acontecer no auditório da Câmara de Vereadores do município de Palmeira na próxima terça-feira, 6, às 19h, com o objetivo de levar ao conhecimento da comunidade os resultados das análises físico-químicas e bacteriológicas realizadas na água que abastece o município. O convite para a audiência pública, emitido em nome da prefeita, informa que a comunidade poderá levar sugestões, críticas e comentários acerca do tema.

A questão da qualidade da água em Palmeira tem sido motivo de visitas da prefeita à sede da Casan, em Florianópolis, na tentativa de buscar uma solução junto ao órgão, responsável pelo abastecimento da água consumida no município. “Existe um termo de cooperação segundo o qual a Casan se obriga a fornecer água de qualidade para consumo em nosso município, e isso não tem acontecido”, explicou a prefeita, salientando que testes realizados apontam a má qualidade da água que tem chegado às torneiras dos palmeirenses. “Não temos mais como esperar para resolver a situação. Precisamos de um plano de ação com um cronograma para que o assunto esteja resolvido”, apontou.

Solução passaria por ampliação da Estação de Tratamento

A qualidade da água já havia sido tema de uma visita realizada pela prefeita à sede da Casan em abril. Na ocasião, o presidente da Companhia, Walter Gallina, teria garantido à prefeita a condução de um estudo para ampliação da estação de tratamento, porém, não havia informado um cronograma de ação na ocasião.

“Quando a estação de tratamento foi construída, a Estação de Tratamento foi projetada para atender até 90 ligações, que era o que existia na época. Hoje já são mais de quinhentas ligações, e a estação não tem tempo de dar o tratamento adequado à água por causa da demanda”, disse Fernanda.

De acordo com o superintendente da Região Sul Serra da CASAN, Vilmar Tadeu Bonetti, a companhia está reavaliando todo o Sistema de Abastecimento do Município de Palmeira. É essa avaliação que vai mostrar as soluções técnicas mais adequadas para a melhoria do abastecimento no município, que pode passar pela ampliação da Estação de Tratamento de Água, novas captações e também ampliação da distribuição de água para comunidades do interior, como Barreiros e Mato Escuro.

Por e-mail, o superintendente informou que estará presente à audiência pública que tratará sobre o assunto no próximo dia 6 de junho.